Checkout de Pagamento: 7 dicas para escolher um bom
Ter um e-commerce completamente estruturado é um dos fatores que influenciam diretamente na experiência do cliente. Além do visual, toda otimização é extremamente importante para que exista uma visão positiva quanto ao que é vendido. Por isso, é importante desenvolver para a sua loja um bom checkout de pagamento.
O pagamento precisa estar organizado e apresentado de forma segura e clara para o consumidor. Esse é um fator que interfere diretamente na experiência do cliente, pois, segundo a NewVoice, 58% dos clientes não voltam a comprar após uma experiência negativa. Por isso, é de suma importância ter uma estrutura que proporcione muito além do esperado pelo cliente.
Nesse artigo, iremos falar sobre o processo de montagem de um checkout de pagamento que seja eficiente para seu e-commerce e contribua para o sucesso de seu cliente.
Boa leitura!
Estrutura de Tópicos
O que é checkout de pagamento?
O checkout de pagamento é o ato de encerrar o processo de compra. Esse é um dos momentos mais importantes e que exigem um alto grau de atenção na execução para que tudo ocorra sem nenhum contratempo.
Alguns dos problemas mais comuns estão relacionados a pedidos excessivos de informações nos dados cadastrais, sites com operações lentas, acesso dos usuários, formatação de página, falta de clareza nas informações e diversos outros fatores que influenciam na experiência do cliente.
Um checkout que não esteja estruturado de forma satisfatória, pode afetar diretamente os lucros e o desenvolvimento de seu e-commerce, visto que esse é um fator que pode comprometer o número de vendas de sua loja.
O que fazer para melhorar?
1. Evite o excesso de informações no cadastro
É comum que os consumidores de e-commerce busquem praticidade, portanto, o pedido de informações no cadastro que não sejam importantes para a compra, não ajudam no processo e ainda deixam o consumidor insatisfeito por aumentar o tempo de finalização da compra.
Uma alternativa para deixar mais prático o acesso é através do login social. Desta forma o usuário se cadastra através de sua conta nas redes sociais evitando a criação de uma nova conta e a solicitação de mais informações. Não podemos esquecer que um benefício do login social é o preenchimento automático de algumas informações que ficam salvas.
Também é importante ter disponível a opção “compra com um clique”, ela utiliza de informações que o usuário permitiu salvar para compras futuras e faz uso delas, para que não seja necessário um novo preenchimento.
Uma última opção é o checkout de visitante, para que não exista o preenchimento de variadas informações existe a possibilidade do usuário ser levado a finalização da compra sem que necessariamente faça login. Após a compra, você pode oferecer ao cliente a opção de fazer login e ter ofertas, se manter informado sobre todas elas e ressaltar os benefícios de ter um cadastro nas compras futuras.
2. Evite distrações
A página do carrinho é o local ideal para perguntar se o cliente deseja continuar as compras ou indicar o processo de finalização, com o botão “finalizar compra”.
Ao chegar na página de checkout é importante que não existam distrações fazendo o usuário sair dela para outras páginas que não sejam relevantes, ou para as informações que são pedidas naquele momento. Não deixe que existam menus, banners ou outros links que estimulem a fuga desta página.
3. Demonstre que e-commerce é seguro
O ambiente virtual de compras ainda possui vulnerabilidade gerando a desconfiança de muitos, e esse sentimento é causado por diversos aspectos. Por isso, um dos primeiros pontos de atenção é ser bem transparente com as certificações de segurança que seu e-commerce possui.
Manter o padrão de toda sua página, inclusive na de checkout de pagamento, é um pequeno detalhe que ajuda a manter a confiança dos usuários mostrando que eles continuam acessando uma página pertencente ao e-commerce em que estão comprando.
4. Deixe claro todos os valores de compra
Trabalhe com clareza e detalhamento dos valores que estejam sendo cobrados em todas as compras, inclua descrição de frete e desconto com o máximo de detalhes. Dessa forma você facilita a leitura e evita dúvidas que levem o consumidor ao questionamento e a insatisfação.
Um detalhe importante que pode ajudar nessa transparência quanto aos valores, é deixar todos descritos por completo antes mesmo de chegar ao checkout. Em uma prévia, mostre os valores detalhando antecipadamente as informações referentes ao que está sendo cobrado.
Caso existam promoções por meios de código de desconto, é interessante que exista uma caixa para que o usuário digite o código que possua.
5. Permita múltiplas formas de pagamento
Evite limitar as formas de pagamento do usuário, é importante deixar uma abertura para uma variedade de possibilidades. Entre elas, podem estar presentes boletos bancários, cartão de crédito, cartão de débito e até mesmo a possibilidade de pagamento por meio de transferência.
6. Possua uma plataforma otimizada
Ter uma plataforma responsiva é um dos fatores cruciais para que o usuário chegue ao checkout. Portanto, trabalhe em uma plataforma com um layout agradável e com informações que estejam distribuídas de forma eficiente para o entendimento de quem está acessando.
Além disso, é importante possuir adaptação para o mobile, pois, segundo a Mobile Payment World, o número de compradores por mobile em 2020 é de 56%. A tendência é que esse número se eleve ainda mais levando em consideração o contexto atual da pandemia, em que a população se encontra isolada.
7. Tenha uma boa descrição do processo de compra
Para evitar que o usuário se confunda, mantenha toda descrição quanto aos processos de compra e ao processo de pós-finalização de pagamento, para que exista o desenvolvimento de um maior sentimento de credibilidade e segurança no usuário. Disponibilize as informações referentes às diferentes etapas de compra, sendo elas sobre cadastro, opções de pagamento e também finalização.
Com isso, notamos a importância de manter atenção aos diferentes pontos referentes ao checkout de pagamento. A etapa é de finalização da compra, mas, merece ser planejada para ser praticada com êxito, para não prejudicar a experiência do cliente.
Por isso é importante ter uma plataforma que seja responsiva, segura, com um bom visual e informações pensadas de forma eficiente e estratégica.
***
Gostou desse artigo? Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre a nossa tecnologia que vai te ajudar nas vendas recorrentes. Se quiser receber mais conteúdos sobre clubes de assinatura e recorrência, siga a Rits no LinkedIn e assine nossa newsletter!
Até a próxima!