O que é um Gateway de Pagamento e como funciona?

O que é um gateway de pagamento e como funciona?

Gateway de Pagamento é a ferramenta responsável pelas transações de compras e vendas. Através dela é possível destacar algumas vantagens a quem utiliza esse meio de servidor que funciona de forma remota autorizando transações e pagamentos bancários a serem feitos.

O que é um gateway de pagamento e como funciona?

Uma empresa que desenvolve um gateway de pagamento entrega toda estrutura tecnológica necessária para integração de uma loja na internet com todos os meios de pagamentos. Desde bandeiras de cartão de crédito e débito e com bancos, para fazer a emissão de boletos bancários ou depósitos em conta, entre outros agentes financeiros.

Então, para ajudar você a entender melhor e saber como utilizar o gateway de forma mais eficiente sugiro que continue a leitura desse artigo.

Antes da gente falar um pouco mais sobre o gateway de pagamento, é importante sabermos também sobre meios de pagamentos digitais.

Isso porque, no comércio eletrônico atualmente contamos com diversas formas de pagamento que são responsáveis por facilitar cada vez mais o ato da compra para os usuários.

Mas para que aconteça de forma eficiente é essencial a presença de um sistema que ajude facilitando e gerando agilidade aos processos. Ajudando tanto os lojistas como também os consumidores.

Por que usar um Gateway de Pagamento?

Para receber pagamentos em sua loja virtual de alguma forma você precisará usar um intermediador de pagamento. Além do que o uso de um gateway traz praticidade nas transações online por usar apenas uma interface que otimize todo o processo para a sua empresa.

O grande destaque da razão de se usar o gateway de pagamento está em suas funcionalidades, que são: integração a sistemas e processos, atendimento unificado, serviços de ponta, painel de controle e relatórios gerenciais.

Então, a partir dessas funcionalidades são obtidas algumas vantagens que abaixo explicamos em cada uma delas.

  • Possui diversas formas de pagamento, entregando ao usuário mais opções para pagamento. Sendo elas: cartões de crédito e débito, existindo também a possibilidade de boleto ou até mesmo débito em conta.
  • A possibilidade de parcelamento do pagamento, entregando ao consumidor mais facilidade ao pagar, porém sendo de escolha do comerciante adicionar acréscimos ou não em sua cobrança.
  • É possível adiantar o recebimento dos valores pagos através de cartão de forma imediata, mesmo com a cobrança de maiores taxas. Caso contrário o valor é liberado em até 30 dias.
  • Existem painéis de controles administrativos que ajudam no gerenciamento e no acompanhamento de informações referentes ao desempenho das vendas. Em alguns casos é possível obter informações como taxa de desistência dos clientes, dados referentes a receita e etc.

Como funciona um Gateway de Pagamento?

Seu funcionamento é simples, em apenas uma tela existe a possibilidade de configurar e editar também novos meios de pagamento.

Quando as informações com os dados de pagamento do consumidor são enviadas, ela passa por uma codificação e é transferida pelo gateway de pagamento indo para o banco ou adquirente do cliente que estará validando a compra. Após isso, as informações serão armazenadas para que o lojista possa ter uma lista com suas transações e posteriormente possa procurar o banco para receber o dinheiro do pagamento.

O que são Adquirentes?

Esse é um outro nome dado às operadoras de cartão, sendo elas responsáveis pela transação de pagamento e pelo recebimento do dinheiro. Após isso, é retirada a taxa e é repassado o valor do pagamento ao lojista. Lembrando que esse valor a ser repassado ele pode acontecer de forma antecipada, porém existe a cobrança da taxa de antecipação, caso contrário o valor é repassado 30 dias após o pagamento da compra.

No e-commerce as operadoras funcionam por meio dos gateways de pagamento.

Gateways de Pagamento em modelos de recorrência

Atualmente é comum ver o crescimento do mercado de recorrência que está presente em diversos segmentos e empresas que sejam SaaS (Software as a Service). Sendo esse um modelo de negócio em que é preciso criar diversos planos para adesão.

Sendo o pagamento recorrente uma forma de cobrança diferente da feita a um valor que foi parcelado. Pois, mensalmente o cliente é cobrado determinado valor assegurando a renovação do serviço contratado. Nessa situação se torna interessante a implementação de um gateway de pagamento.

O que notar no momento de escolher um Gateway de Pagamento?

É importante conhecer a plataforma de seu e-commerce e poder entender quais são as possibilidades de integrações a serem utilizadas na plataforma, para que possa ser feita uma boa implementação do gateway de pagamento. Caso não exista a compatibilidade é necessária a criação da integração.

Existem também a possibilidade de integração com com diversas outras ferramentas que sejam importantes para comunicação, para o financeiro e vendas. A partir disso criando a otimização de todo processo facilitando todo funcionamento da plataforma.

Outro ponto está em entender a possibilidade de escalabilidade através de seu e-commerce. Por isso, é importante estudar isso ao escolher seu gateway de pagamento. Outro ponto que ajuda muito na escalabilidade é conhecer seu público a ponto de entregar oportunidades que estejam dentro de suas expectativas.

Então, analise todos os cenários, desde capacidade produtiva e de funcionamento até mesmo se a ferramenta estará alinhada a seus objetivos futuros. Porém, se atente a antes de implementar o gateway de pagamentos a importância de estar com todas as taxas negociadas junto aos bancos e operadoras dos cartões para que a ferramenta funcione apenas como solução para o checkout na realização dos pagamentos.

***

Esse e diversos conteúdos são postados no Blog da Recorrência. Sempre trazemos conteúdos que falam sobre vendas recorrentes e clubes de assinatura. Nosso objetivo é ajudar trazendo informações que sejam pertinentes às necessidades do mercado.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre a nossa tecnologia que vai te ajudar nas vendas recorrentes. Siga a Rits no LinkedIn e assine nossa newsletter!

Até a próxima.